sábado, 21 de novembro de 2020

Pato à bacalhau (com natas)

 

Este prato faz um grande sucesso entre os meus convidados e é rápido, simples e fácil de confecionar, como costumam ser as minhas receitas!

Compro uma embalagem de pato desfiado que traz o caldo de o cozer, mas naturalmente também se pode comprar um pato cru e cozê-lo em casa.

Faço um refogado com uma cebola e um dente de alho bem picadinhos e deito algum caldo, enquanto a cebola vai ficando mole e translúcida. Tempero com uma folha de louro, sal e pimenta.

À parte, faço uma quantidade generosa de molho branco: um naco de manteiga, farinha e mais caldo, juntamente com leite e, no final, meio pacote de natas.

Junto o pato desfiado ao refogado e deito o molho branco na panela, misturando tudo muito bem. Depois, verto o resto das natas no tacho e junto um pacote pequeno de batata palha (160g). Volto a misturar tudo e deito para uma travessa. Cubro com queijo mozzarella e levo ao forno a gratinar.

É delicioso!

sábado, 5 de setembro de 2020

Bolo de maçã com direito a 7 queques extra 😃


Este é o bolo mais simples e mais saboroso que conheço:

Bato 200g de manteiga com 200g de açúcar. Junto 4 ovos, um de cada vez, e vou batendo bem. Depois, deito 200g de farinha e volto a bater (receita do Livro de Receitas de Pastelaria e Sobremesas da Vaqueiro).

Entretanto, ligo o forno a 150º. Descasco 4 maçãs e corto-as em fatias fininhas, que depois corto em pedacinhos mais pequenos com duas facas. Tempero com canela em pó e junto à massa do bolo, misturando tudo muito bem.

Deito a massa numa forma de bolo inglês (untada com manteiga e polvilhada com farinha), até 2/3 de altura. O resto da massa deito em forminhas igualmente untadas e polvilhadas (dá para 7).

A cozedura leva cerca de 1h.00m., sendo que os queques ficam prontos antes do bolo. Vê-se facilmente quando estão prontos, pois ficam douradinhos. Também se pode espetar um palito - se vier limpo, é porque a massa está cozida.

Experimentem e deliciem-se!

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

"Lemon curd"

Eis um doce delicioso, que serve para aproveitar limões e que sabe muito bem em torradas ou tostas.
É muito fácil e relativamente rápido de fazer. Basta usar:

4 limões médios
4 ovos ligeiramente batidos
350g de açúcar
100g de manteiga

Raspar a casca dos limões Espremer o sumo. Pesar o açúcar e a manteiga.
Numa panelinha ou púcaro (convém que tenha um bico para verter o líquido), juntar o sumo e a raspa dos limões, o açúcar e a manteiga e levar a lume brando, de preferência em banho-maria.
Quando a manteiga estiver derretida e o açúcar dissolvido, adicionar os ovos, mexendo continuamente, para evitar que os ovos coalhem.
Quando a espuma desaparecer e a mistura se tornar mais espessa, ao ponto de ficar agarrada à colher, desligar o lume.
Deitar o doce ainda morno em frascos de vidro. Depois de arrefecer, guardar no frigorífico. Deixar aqui comentários sobre a receita depois de provar!





quarta-feira, 1 de abril de 2020

Queques de chocolate


Ontem li uma das histórias de um livro da Camila ao Martim, antes de ele dormir, e havia no final uma receita de queques de chocolate. Ficámos deliciados a lê-la e prometi-lhe que os faríamos no dia seguinte.

Hoje cumpri a promessa, mas à primeira tentativa confesso que não ficaram muito bons, porque os deixei cozer de mais e não untei as formas (a receita era omissa nesse aspeto!). Desconsolada com o resultado, resolvi fazer segunda dose, sem repetir os erros. Agora sim, posso recomendá-los! É uma receita muito simples e rápida de fazer. Espero que gostem!

Aquecer o forno a 200º.
Untar 12 forminhas com manteiga.
Partir 100g de chocolate em pedacinhos (tem de ser com uma faca e é o que dá mais trabalho no meio disto tudo).
Derreter 50g de manteiga.
Numa tigela, bater 1 ovo, adicionar a manteiga derretida e misturar bem. Juntar 5 colheres de sopa de leite e misturar novamente.
Noutra tigela, pesar 150g de farinha e misturar 1 colher de chá de fermento e 1 pitada de sal. Adicionar 75g de açúcar.
Juntar o conteúdo das duas tigelas e adicionar o chocolate em pedacinhos.
Deitar a mistura nas formas untadas, sem as encher (ocupar cerca de 3/4 do espaço interior).
Levar ao forno durante 18 minutos e retirar.


sábado, 28 de março de 2020

Bolo de laranja

Um bolo muito fácil de fazer e super-saboroso!

Raspo a casca de duas laranjas e reservo. Espremo o sumo de 3 ou 4 laranjas (ou de 2 laranjas e 1 limão). Se usar limão, junto algumas colheres de sopa de açúcar em pó e reservo.

Unto uma forma redonda e pré-aqueço o forno.

Bato 250 g de manteiga (amolecida no micro-ondas) com 250 g de açúcar. Junto 5 ovos, bato mais um pouco, junto a raspa das laranjas e 250 g de farinha e bato novamente, até estar tudo bem misturado.

Deito na forma e levo ao forno durante cerca de 1 hora.

Espeto um palito para ver se está pronto e tiro-o do forno, deixando arrefecer.

Finalmente, faço vários furinhos no bolo e rego-o com o sumo.

Mnham-mnham!

sábado, 21 de março de 2020

O bolo de chocolate preferido cá em casa


Unto uma forma com manteiga e polvilho-a com um pouco de pão ralado.
Derreto 150 g de chocolate preto em banho maria e, noutra tigela, derreto 130 g de manteiga no microondas.
À manteiga, junto 90 g de açúcar e misturo bem, com a batedeira elétrica. Junto 6 gemas e vou batendo, até obter um creme. Então, junto o chocolate derretido e bato novamente.
Noutra tigela, bato as 6 claras em castelo com 90 g de açúcar.
Finalmente, junto as claras à mistura, com um fouet e deito 130 g de farinha, envolvendo tudo suavemente. Deito a mistura na forma e levo ao forno. Demora cerca de 45m e sei que está pronto quando espeto um palito na massa e este vem sequinho.
Num púcaro, derreto 150 g de chocolate preto, com um pouco de manteiga e de leite. Quando o bolo fica pronto, cubro-o com a mistura de chocolate. Et... voilá!