sábado, 23 de dezembro de 2023

Bolachas de chia

Há pouco tempo, descobri a chia e fiquei fã. Adoro a sensação crocante que proporciona este ingrediente tão discreto e nutritivo, em pratos doces ou salgados. E hoje resolvi adaptar esta receita de bolachas (sem bimby), porque tinha comprado um saquinho de chia e apetecia-me comê-la com qualquer coisa apetitosa e adequada a estes dias frios, bons para ficar a ler debaixo de uma manta.

Usei:

100g de manteiga

100g de açúcar amarelo (pode ser menos! 60 ou 70g)

220g de farinha

1 ovo

30g de chia

10 folhas de manjericão trituradas (com 2 facas)

Em vez de fazer uma bola com a massa, dispus colheradas pequenas no papel vegetal (tal como faço na receita de bolachinhas de chocolate do Jamie Oliver) e esperei apenas 15 minutos que endurecessem no frigorífico. Depois, achatei-as com a mão, portanto, as bolachas ficaram meio disformes, o que não me desagradou. 

Como não tinha hortelã, usei folhas de manjericão. Apesar de serem poucas, o seu sabor faz-se sentir suavemente. Portanto, as bolachas ficaram ótimas! 😋

Noutra ocasião, foi ainda mais fácil fazer as bolachas: embora tivesse derretido a manteiga, a bola de massa ficou bastante durinha (misturei os ingredientes com um garfo, sem usar a batedeira) e nem foi preciso deixá-la no frigorífico. Amassei logo bolinhas pequenas, que dispus sobre uma folha de papel vegetal no tabuleiro do forno, e com outra folha por cima amolguei-as. Ficaram perfeitas!

Dessa vez, juntei à massa pimenta rosa, além de chia, o que lhes dá um toque picante muito original!

Também já experimentei reduzir a quantidade de açúcar e gostei do resultado (pus apenas 70g). A quantidade de bolachas foi reduzida em 4 ou 5, pelo que, na vez seguinte, adicionei um pouco de aveia e sementes mistas ao açúcar, até fazer o peso original da receita (100g) e também ficaram boas, embora não tivesse conseguido fazer as 44 bolachas do costume. Mas deu para umas 40, o que não é nada mau e sempre engorda um pouco menos 😊

No meu forno (elétrico), as bolachas levam mais de 10 minutos até ficarem prontas. Como gosto delas bem torradinhas, chego a deixá-las no forno (175º-200º) por 16 minutos. É preciso ter algum cuidado (e, se necessário, mudá-las de posição), para que não queimem no lado que ficar mais perto da fonte de calor.


Sem comentários: