Tudo começou com uma ameixa mole, que já ninguém queria comer.
Os meus filhos são bastante "esquisitinhos", como se costuma dizer, mas até eu não tinha vontade de a meter na boca, porque a pobre ameixa (amarela) estava já bastante batida e nada apetitosa.
Pensei para comigo, no entanto, que havia de arranjar forma de a aproveitar. Mas não tinha outros ingredientes que me apetecesse bater para fazer uma bebida fresca, e como ia ter de ligar o forno para fazer o almoço, percebi que podia aproveitar esse calor para preparar uma espécie de folhado de fruta (cuja receita fácil, aliás, já partilhei aqui).
Então, pus mãos à obra: esmaguei duas bananas, juntei 5 morangos ainda bons cortadinhos e, claro, a tal ameixa espapaçada. Adicionei um pouco de doce de alperce, misturei alguns flocos de aveia e um pouco de chia, e polvilhei com canela e açúcar amarelo.
Podia ter misturado apenas as frutas, mas achei que a aveia e a chia iriam ajudar a que o recheio ficasse mais denso e seco, de modo a não extravasar muito, se a massa rebentasse na cozedura, e também de maneira a não ser demasiado líquido, pois a massa molhada por baixo não fica tão boa. Foi uma excelente ideia, devo dizer! 😊
Estendi uma folha redonda de massa quebrada de compra e deitei a mistura no meio. Fechei, puxando o rebordo e juntando as pontas ao meio, espalhei uma gema de ovo sobre a massa e meti no forno pré-aquecido.
Desliguei o forno quando a massa ficou dourada por cima. Deixei arrefecer e mal pude esperar para poder experimentá-la, porque o cheiro e o aspeto prometiam!
Sem comentários:
Enviar um comentário