segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Quiche do q' houver

Já aqui publiquei duas receitas de quiche (esta e esta), mas foi no tempo em que ainda tinha paciência para fazer a massa. Por isso, agora decidi partilhar outra ainda mais fácil e rápida - e provavelmente mais económica.

Numa frigideira, ponho uma cebola às rodelas e um dente de alho picado a refogar em azeite e, depois de estarem dourados, junto legumes variados (ou que precisarem de ser comidos, antes de se estragarem): curgete, beringela, pimentos, cogumelos, ervilhas (cozidas primeiro), folhas de espinafres, enfim: o que houver - até rodelas de batata doce! Deixo fritar e vou mexendo e temperando a gosto (pode ser apenas sal e pimenta, mas também pode ser uma mistura de ervas aromáticas). Às vezes junto bacon no refogado - combina especialmente bem com ervilhas e batata doce (foto de baixo).

Numa tigela, bato 5 ou 6 ovos com um pouco de iogurte grego e natas.

Deito um pouco de azeite numa travessa redonda de vidro (que possa ir ao forno) e, com os dedos, espalho-o em toda a superfície e nas bordas. Depois, coloco a massa redonda de compra (folhada ou quebrada, gosto das duas) e pressiono-a, para ficar coladinha à travessa.

Verto o conteúdo da frigideira sobre a massa e depois os ovos batidos. Enfeito (ou não) com azeitonas descaroçadas e cortadas, um pouco de mozzarella ralado, tempero com orégãos e meto no forno até estar dourada por cima.

Este tipo de quiche faz uma ótima refeição, acompanhada com salada, mas também pode servir de acompanhamento a um prato de carne ou peixe. É, portanto, muito versátil. Experimentem! 

Sem comentários: