domingo, 13 de novembro de 2022

Scones - receita inglesa


Hoje partilho convosco uma receita de scones de um livro inglês que me foi oferecido pela minha mãe. Estes scones ficam mais leves do que os das outras receitas, quase parecem uns pãezinhos e até se podem rechear com manteiga e fiambre, em vez de compota.

Ingredientes:

- 125 g farinha com fermento
- 1 colher chá bem cheia de fermento
- uma pitada de sal
- 40 g manteiga
- 40 g açúcar
- 150 ml de leite, deitado no meio do resto.

Ligar o forno nos 200º. Deitar a farinha com o fermento e o sal numa tigela. Adicionar a manteiga cortada aos pedacinhos e desfazê-la com os dedos. Juntar o açúcar e finalmente o leite. Se necessário, juntar um pouco mais de farinha, até a massa ter a consistência certa (sem se pegar aos dedos).
Misturar tudo muito bem e moldar uma bola. Estendê-la e cortar os scones com a ajuda de uma chávena de café. Polvilhar o tabuleiro com farinha ou cobri-lo com uma folha de papel vegetal. 
Ficam prontos em 10m!



domingo, 10 de julho de 2022

As bolachinhas do Jamie

 Adoro esta receita super-fácil do Jamie Oliver!

Não uso sal nem essência de baunilha, como ele recomenda, mas ainda assim as bolachas ficam deliciosas e viciantes.

Ligo o forno a 175º e tiro o tabuleiro. Numa tigela, peso 100g de manteiga (com sal) e ponho no micro-ondas a derreter ligeiramente (no modo de descongelação). Depois, junto 125g de açúcar amarelo e bato muito bem. Deito lá para dentro um ovo inteiro e volto a bater. Junto 200g de farinha e envolvo tudo muito bem com um garfo.

Peso 100g de chocolate e parto-o em pedacinhos de tamanhos variados com uma faca e junto à mistura, voltando a envolver tudo com o garfo.

Deito colheradas pequenas num tabuleiro pequeno  coberto com papel vegetal, que tapo e coloco no frigorífico durante 15 minutos.

Ao fim desse tempo, transfiro o papel com as bolinhas de massa para o tabuleiro do forno e espalmo-as para ficarem com a forma de bolachas, deixando algum espaço para poderem crescer.

Deixo-as ficar no forno durante uns 15-18 minutos (atenção, pois o Jamie diz que devem ser 12 minutos, não mais) e depois desligo. Tiro daí a pouco tempo, para não ficarem demasiado crocantes. 

O Jamie diz que os 12 minutos não devem ser ultrapassados, para que fiquem molinhas, porque são melhores assim («the chewier the better»). Mas eu já as deixei ficar várias vezes 18 minutos e acho que a variante mais dura também é deliciosa... 😋

Experimentem vocês e digam como ficaram!



sábado, 12 de fevereiro de 2022

Queques de fruta (maçã / banana) super-fáceis e rápidos!

Hoje resolvi fazer uma variante da receita de queques de chocolate que publiquei aqui.


Queria fazer uns bolinhos que não dessem muito trabalho e que não implicassem comprar ingredientes. Portanto, resolvi usar esta receita e adicionar uma maçã aos queques, em vez do chocolate, que não tinha. Cortei-a em bocadinhos pequeninos, juntei-lhe algumas sultanas e polvilhei com canela. 
Aqueci o forno a 200º.
Untei 12 forminhas com manteiga.
Derreti 50g de manteiga no micro-ondas e depois juntei-lhe 1 ovo, que misturei com a batedeira. Juntei 5 colheres de sopa de leite e misturei novamente.
Noutra tigela, pesei 150g de farinha e misturei 1 colher de chá de fermento e 1 pitada de sal. Adicionei 75g de açúcar.
Juntei o conteúdo das duas tigelas e adicionei a maçã em pedacinhos.
Deitei a mistura nas formas untadas, sem as encher (ocupar cerca de 3/4 do espaço interior) e levei ao forno durante 18 minutos exatamente.
Quando retirei, desenformei logo os queques e saíram com toda a facilidade das formas. 
Como eram para oferecer, acabei por fazer mais uma dose, mas agora, em vez de maçã, optei por usar antes uma banana.Também a polvilhei com canela, mas não adicionei passas. Também ficaram deliciosos!

O tempo de cozedura é o tempo que se leva a lavar a loiça e a arrumar a cozinha, portanto, é tudo muito prático e rápido, para além de económico.
Talvez também se possa fazer com pêra, pêssego ou alperce, etc. É uma ótima forma de aproveitar fruta que já esteja demasiado madura. Só não convém que seja muito líquida, porque isso fará com que os queques fiquem moles e não desenformem bem.

Espero que gostem, caso experimentem, e que deixem aqui os vossos comentários!

sábado, 8 de janeiro de 2022

Pizza relâmpago de chourição

Chegámos a casa e já eram 8.15 da noite. 

Pus água a aquecer numa chaleira e deitei um bocado de farinha numa tigela, polvilhei com sal e ervas de Provence, deitei um fio de azeite lá para dentro e depois um pouquinho de água quente no meio. Preparei-me para amassar a mistura, colocando a tigela debaixo da torneira do lava-loiças. À medida
que fui misturando tudo, fui deitando mais água da torneira, até que a consistência da massa me permitiu fazer uma bola que limpou a tigela e que ficou a descansar enquanto fui adiantando o resto (faço sempre umas bolinhas para os meus filhos, que adoram massa crua!).

Pus todos os outros outros ingredientes a jeito, perto da tábua onde iria estender a massa: azeite, polpa de tomate, orégãos, queijo mozzarella, natas, azeitonas e chourição. Passados uns 15 minutos, liguei o forno a 175º. Passados 20 minutos (deveriam ser 30, mas tínhamos fome), estendi a massa com o rolo e coloquei-a no tabuleiro do forno, sobre uma folha de papel de alumínio. (Podia ter simplesmente polvilhado o forno, mas isto permite pegar no papel, quando a pizza está pronta, e transportá-la facilmente para um prato ou tábua onde pode ser cortada, sem riscar o tabuleiro do forno!).

Sobre a massa, deitei um fio de azeite e lambuzei-a com ele, depois 2 ou 3 colheres de polpa de tomate, que também espalhei e polvilhei com orégãos, depois o queijo mozzarella (um pouco mais do que uma embalagem), um pouco de natas (zó na zona do meio), dispus o chourição e as azeitonas por cima, e polvilhei tudo com orégãos.

Demorou cerca de 20 minutos no forno, até a massa ficar durinha e estaladiça. Não tem nada a ver com a massa das pizzas, mas é saborosa e ninguém se queixou. Pelo contrário!

E às 21.30 já tinha desaparecido...