Os ingredientes são apenas estes:
220 g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
60 g de açúcar
2 ovos
1/4 de litro de leite
2 colheres de sopa de óleo de sésamo
2 colheres de chá de fermento em pó
60 g de açúcar
2 ovos
1/4 de litro de leite
2 colheres de sopa de óleo de sésamo
Como podem ver, a quantidade de açúcar é pequena (ficam mesmo muito pouco doces) e levam pouca farinha e apenas uma "nica" de gordura (saudável). O óleo de sésamo é bastante caro e dá-lhes um sabor particular.
A receita dá para fazer umas 15 panquecas ou mais, de tamanho médio (mais ou menos correspondente à palma de uma mão grande). É um processo muito fácil e rápido. Em poucos minutos, as panquecas começam a ficar prontas.
Das primeiras vezes, usei a batedeira elétrica para misturar a massa, mas da última vez recorri apenas a um garfo, que serviu perfeitamente.
Depois de misturar a massa, e seguindo a sugestão de uma amiga, junto algumas sementes mistas (girassol, sésamo, abóbora e linhaça dourada e vermelha).
Ao tirá-las da frigideira, convém dispor as panquecas num cesto ou base para travessas que tenha buracos, para que possam "respirar" enquanto arrefecem.
Costumava fazer uma receita meio improvisada, em que não pesava os ingredientes, e os meus filhos preferem essa, porque leva mais açúcar, não tem sementes e as panquecas ficam mais suculentas, a saber a manteiga.
Destas eles não gostam, mas eu acho que ficam ótimas para levar para o trabalho e mordiscar como snack. São menos doces e as sementes tornam-nas mais nutritivas, o que permite até que sejam comidas como refeição.
Espero que gostem! Eu dei a uma raposa que encontrei uma noite em Odeceixe e ela gostou, imaginem! Comeu 3 (e só não terá comido mais, porque eu fiz questão de as guardar para mim!). 😊😋