quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Apelo às mães


Venho pedir a vossa ajuda para ementas de almoços para os mais pequenos levarem nos cestos para a escola.
Agradeço muito.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Lombinhos de peixe em 10mn

Esta receita é hiper-super-fácil:

Colocar lombinhos de qualquer peixe com sal (eu fiz com medalhões de pescada) num pirex para ir ao forno. Regar com natas e polvilhar com coentros picadinhos. Vai ao forno e já está!

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Almôndegas rápidas

Faço assim: ponho 1/2 kg de carne de vaca picada numa tigela e deito para cima 1 cebola picada e 3 dentes de alho triturados na picadora, 1 ovo, sal e pimenta. Depois vou deitando pão ralado e às vezes um pouco de natas, até que a mistura tenha a consistência ideal para moldar as bolinhas. Ponho outra cebola + alho picado a refogar em lume baixinho e, enquanto isso, faço as almôndegas. (Guardo metade e congelo, para outro dia). Deito-as no refogado e, enquanto vão fritando, junto os temperos: casca de limão, folha de louro, um pouco de polpa de tomate, tomilho e vinho do porto. Depois junto um pouco de água, tapo a panela e deixo cozinhar com o lume no mínimo durante cerca de 20 m. Às vezes deito meio pimento picadinho a meio da cozedura.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Paté de atum



Tão simples, que até parece mentira! Da irmã da Filipa, para não variar... mais uma vez, obrigada :)



1 LATA DE ATUM DE BOA QUALIDADE (BOM PETISCO POR EXEMPLO)
MAIONESE DE COMPRA (RECOMENDA-SE CALVÉ)

ESCORRER O ÓLEO/AZEITE DO ATUM
COLOCAR O ATUM NUM PRATO E ESMAGÁ-LO COM 1 GARFO O MAIS POSSÍVEL
JUNTAR MAIONESE Q.B., DE ACORDO COM A CONSISTÊNCIA DESEJADA, MEXENDO SEMPRE COM 1 GARFO
PASSAR PARA UMA TACINHA E SERVIR COM MINI TOSTAS OU PÃO TORRADO


(Eu cá incluiria uma ervinha, tipo orégãos... acham mal?)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

(Desabafo)

Tenho de partilhar isto convosco: por mais que me tente entusiasmar, a verdade é que detesto cozinhar. Detesto ser eu a resolver o dilema diário ("o que havemos de jantar?"), detesto ter de preparar a comida, detesto ter de desarrumar e arrumar a cozinha, dia após dia.

Agradeço a todos os que têm partilhado receitas comigo, pois com eles consegui adquirir algum entusiasmo, ainda que provisório, pela culinária. Graças a eles, sei agora fazer alguns pratos que me dão pouco trabalho e muito gosto. Mas a verdade não se alterou. Que pena!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Arroz de polvo

Um dos melhores pratos da Filipa, que ela tem a generosidade de partilhar connosco... aproveitem!

Ingredientes

1 Polvo médio congelado (com aproximadamente 1 Kg)

Arroz carolino

1 Cebola grande e 3 dentes de alho esborrachados

½ Lata de tomate em pedaços

Coentros frescos picadinhos q.b.

Azeite e sal

Cozer bem o polvo na panela de pressão durante cerca de 1 hora, apenas com sal e uma cebola inteira descascada (esta parte pode ser preparada na véspera). Depois de bem cozido, tirar da água e reservar.

Fazer um refogado com o azeite, a cebola e os dentes de alho. Acrescentar a ½ lata de tomate em pedaços e deixar apurar cerca de 5 minutos. De seguida, juntar a água da cozedura do polvo. Assim que começar a ferver, colocar o arroz numa proporção de um pouco menos de metade da quantidade de água. Deixar cozinhar o arroz em lume muito brando. Quando estiver quase cozido (mas ainda rijo), rectificar o sal (atenção, porque a água da cozedura já levou sal e corremos sempre o risco de cometer excessos), colocar o polvo previamente cortado em pedaços e os coentros acabadinhos de picar. Tapar o tacho e deixar repousar uns 5 minutos, não mais, senão fica muito seco e o arroz de polvo pretende-se “malandrinho”. Servir imediatamente com uma salada verde. É óptimo!

Nota: o polvo congelado é, regra geral, sempre muito mais tenro, não deixando de ser fresco.