sábado, 15 de junho de 2024

Torradas com abacate

Este é um lanche delicioso e saudável, para variar 😋

Também pode ser uma entrada, mas é bom considerar que pode tirar a fome para a refeição que se siga!

É preciso, claro, ter um abacate em casa, coisa que não é costume por aqui. Os restantes ingredientes costumo ter, o que torna esta receita muito fácil de fazer, em qualquer altura: limão, fatias de pão para torrar, orégãos, azeite e maionese ou iogurte natural, sal e pimenta.

Basicamente, faço uma papa com o abacate bem esmagado, sumo de meio limão, um pouco de maionese ou de iogurte natural, sal e pimenta.  Com a maionese, acho que é preciso algum cuidado: se pusermos demasiada (sobretudo se for a que tenho habitualmente, chamada Remoulade, do Lidl, e que é temperada), desvirtuamos o sabor do abacate. Portanto: pouca! Convém ir provando e analisando a textura - se ficar demasiado cremosa, já tem maionese a mais.

A seguir (ou antes, tanto faz!), corto meio tomate em fatias e ponho o azeite e os orégão a jeito. Torro as fatias de pão (gosto delas bem tostadinhas, para ficarem duras) e vou lendo um livro. Quanto estão prontas, deito sobre elas uma pinga ou duas de azeite, espalhando-o, depois a pasta de abacate, em cima o tomate e, finalmente, os orégãos. Delicio-me e continuo a ler e a comer, que é das coisas que mais gosto de fazer!


Sucedâneo de Strogonoff

 Faço este sucedâneo de strogonoff que fica muito saboroso e é rápido e fácil de fazer - como todas as receitas que aqui partilho! 😊

Compro uma embalagem de bifes de frango ou peru (podem ser já cortados em tiras, ou corto-as eu) e tempero com alho e limão. Frito uma cebola picada em azeite e, quando está molinha, junto os bifes e vou revirando tudo e deixando cozinhar, ora com o lume mais alto, ora com o lume mais baixo.

Tempero com sal e pimenta e depois junto os cogumelos a gosto (eu gosto muito!) lavados e cortados. Deixo cozinhar tudo, voltando a temperar.

Ao fim de uns 7-8 minutos, ou quando a água dos cogumelos já evaporou quase toda, polvilho tudo com farinha e mexo bem, até que a farinha não se veja. Junto um pouco de leite (1 copo pequeno) e vou envolvendo tudo muito bem. 

 Se tiver tempo ou alguma coisa para fazer, apago o lume e só volto a ligar uns 7-8 minutos antes de serem horas de comer. 

Então, deito meio pacote de natas e um pouco de Ketchup, volto a envolver tudo e provo. Se for preciso, deito mais natas ou mais Ketchup. Feito! Sirvo com arroz branco.

Não sei como se faz strogonoff a sério, mas desconfio que não será bem assim. Em todo o caso, não me importo. E quem come este meu sucedâneo também não!

Espero que gostem desta receita e que deixem o testemunho nos comentários, caso a experimentem!

Bom apetite!

😀