domingo, 29 de agosto de 2021

Bola rápida de fiambre e queijo


Há tempos, fiz uma bola ótima e fácil de preparar, mas não sei o que é feito da receita e andei pela net à procura de outra que fosse "o meu género".

Depois de muito procurar, encontrei esta, que me pareceu boa e prática, como eu gosto. Sobretudo, porque não exigia ter fermento de padeiro, coisa que raramente tenho e que me dá algum trabalho a ir comprar. 

Pesei 75g de óleo, 175g de leite e 250g de farinha, na qual misturei 1 colher de chá de fermento e uma pitada de sal. Untei uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhei-a com pão ralado. Liguei o forno nos 180º. Bati 2 ovos com o óleo e o leite. Depois, juntei a farinha com o fermento e misturei tudo muito bem. Preparei pedaços de queijo flamengo, fiambre de peru e chourição. Deitei um terço da massa na forma e dispus as carnes e o queijo sobre ela. Voltei a deitar massa por cima e a cobrir a massa com as carnes e o queijo. Verti sobre tudo a restante massa e meti a forma no forno. Esperei 20 minutos e, como a bola estava branquinha, liguei o grill e fiquei atenta. Assim que o topo da bola ficou dourado, desliguei o forno.

Foi realmente simples e rápida de fazer, embora me tenha deixado um pouco hesitante o facto de a receita original não apresentar as quantidades de fiambre e queijo. Deitei na massa o que me pareceu acertado, mas, quando a primeira bola ficou pronta, achei que tinha pouco recheio. 

Na segunda vez, ficou muito mais gostosa, decerto porque desliguei o forno mais cedo do que da primeira vez, em que a bola também ficou um pouco cozida de mais. 20 minutos é mesmo o tempo certo, para não ficar seca. O único senão é que, se tiver bastante queijo e for cortada ainda quente, será difícil obter fatias direitinhas! No entanto, serão muito saborosas na mesma... e isso é o que mais importa, certo? 😉😋



Sem comentários: