domingo, 7 de julho de 2024

Pãezinhos de ervas

Adoro estes pãezinhos que a minha irmã às vezes faz: são um ótimo lanche, mas também podem servir de aperitivo. Acho-os de comer e chorar por mais! 😋😋

Pedi-lhe a receita, que aqui partilho convosco:

400 g de farinha com fermento

2 ovos grandes

250 ml de leite

200 g de queijo para barrar, com alho e ervas

50 g de manteiga

3 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de sal (mal cheia)

8 colheres de sopa de ervas aromáticas frescas e/ou secas (bem cheias) - orégãos, tomilho, segurelha, alecrim, manjericão, salsa, coentros, etc.

Deita-se tudo num recipiente e bate-se com a máquina dos bolos, até se obter uma mistura homogénea. Verte-se a massa para formas (não untadas) que tenham a forma que se pretenda dar aos pães. Como só tinha 12 e a massa dá para muitos mais, deitei a maior parte numa forma de bolo inglês, para fazer também um pão grande.

Levam-se ao forno (pré-aquecido a 200º) durante 15-16 minutos. É importante retirá-los assim que estiverem inchados e com a superfície endurecida. Mesmo que tenham um aspeto mal cozido, não se devem deixar alourar, pois nesse caso ficam mais bonitos, mas secos.

São deliciosos servidos quentinhos, acabados de fazer, mas também frios (por exemplo, num piquenique) e requentados, abertos e com manteiga por dentro, como se fossem scones.

Por favor, escrevam nos comentários a vossa opinião, se experimentarem! 😀



Sem comentários: