sábado, 8 de janeiro de 2022

Pizza relâmpago de chourição

Chegámos a casa e já eram 8.15 da noite. 

Pus água a aquecer numa chaleira e deitei um bocado de farinha numa tigela, polvilhei com sal e ervas de Provence, deitei um fio de azeite lá para dentro e depois um pouquinho de água quente no meio. Preparei-me para amassar a mistura, colocando a tigela debaixo da torneira do lava-loiças. À medida
que fui misturando tudo, fui deitando mais água da torneira, até que a consistência da massa me permitiu fazer uma bola que limpou a tigela e que ficou a descansar enquanto fui adiantando o resto (faço sempre umas bolinhas para os meus filhos, que adoram massa crua!).

Pus todos os outros outros ingredientes a jeito, perto da tábua onde iria estender a massa: azeite, polpa de tomate, orégãos, queijo mozzarella, natas, azeitonas e chourição. Passados uns 15 minutos, liguei o forno a 175º. Passados 20 minutos (deveriam ser 30, mas tínhamos fome), estendi a massa com o rolo e coloquei-a no tabuleiro do forno, sobre uma folha de papel de alumínio. (Podia ter simplesmente polvilhado o forno, mas isto permite pegar no papel, quando a pizza está pronta, e transportá-la facilmente para um prato ou tábua onde pode ser cortada, sem riscar o tabuleiro do forno!).

Sobre a massa, deitei um fio de azeite e lambuzei-a com ele, depois 2 ou 3 colheres de polpa de tomate, que também espalhei e polvilhei com orégãos, depois o queijo mozzarella (um pouco mais do que uma embalagem), um pouco de natas (zó na zona do meio), dispus o chourição e as azeitonas por cima, e polvilhei tudo com orégãos.

Demorou cerca de 20 minutos no forno, até a massa ficar durinha e estaladiça. Não tem nada a ver com a massa das pizzas, mas é saborosa e ninguém se queixou. Pelo contrário!

E às 21.30 já tinha desaparecido...

Sem comentários: