domingo, 3 de março de 2019

Caracolinhos de salmão fumado

Hoje partilho convosco um aperitivo delicioso, que não custa nada a preparar e costuma fazer sucesso cá em casa: caracolinhos de salmão fumado.

Compra-se um rolo de massa folhada (em formato quadrado ou retangular) e desenrola-se numa mesa. Barra-se com queijo-creme e dispõem-se em cima as fatias de salmão fumado. Polvilha-se com pimenta moída (e alcaparras, para quem gosta) e salsa picada. Volta-se a enrolar a massa e congela-se. Pode guardar-se durante bastante tempo (e assim está sempre pronto para um dia em que haja visitas!). Quando se quer servir, tira-se do congelador, corta-se em fatias e dispõem-se as fatias num tabuleiro coberto com papel vegetal. Convém deixar algum espaço entre elas, para que possam crescer sem se colarem umas às outras. Vão ao forno (médio, para não ficarem queimadas antes de a massa estar cozida), viram-se quando começam a ficar douradinhas e deixam-se dourar do outro lado. Quando estão prontas, colocam-se num prato de servir e voltam a polvilhar-se com salsa picada.

Os caracolinhos também podem ser preparados com fiambre - ficam mais económicos e são uma boa alternativa para quem não aprecia salmão fumado.

Sem comentários: